quarta-feira, 15 de julho de 2009

Português correcto

Nas minhas incursões pelos meios mais brejeiros da nossa sociedade, dei-me conta que muitas vezes o designado "povo" não se sabe fazer entender junto de indivíduos da alta sociedade como os frequentadores deste blog. Assim sendo, tomo a iniciativa de criar um dicionário "Snob-Brejeiro", para que pessoas destes dois meios sociais distintos se consigam entender, nomeadamente quando o tio vai mudar os pneus ao mercedes e não percebe nada do que o homem da oficina lhe está a dizer.

Vamos então a isso:

Palavras

Cabeça - Cornadura
Traseiro - Befalhal
Pénis - Sardápio cheio da varizes
Automóvel - Boguinhas
Tubo de escape - Bufadeira
Prostituta - Mãe d'Árbitro
Chapada - Mãozada
Pontapé - Patada
Polícia - Chibaria
Homossexual - José Castelo Branco


Expressões Típicas

Se você não se comportar, ver-me-hei obrigado a recorrer à violência - Pá arrebento-te essa cornadura toda caralho, vais andar à procura dos dentes nas plantas da vizinha do lado!!

Desculpe mas eu estava cá antes do senhor - Deves tar a achar que me vais passar à frente ó paneleiro do caralho!

Faça favor de passar - Anda lá com essa merda!

Vi dois indivíduos a desentenderem-se, e um deles sovou o outro - Pá o bacano agarrou no gajo e pimba, toca a encher-le a maleta!!

Aquela senhora é bastante atraente - Fosga-se ca ganda canhão, manda-le ganda pandeiro!

Boas tardes cara senhora, está muito bonita hoje - Fónix ca ganda teto ó Bruna!

Olá cara amiga, chegue-se aqui ao pé de mim! - Anda cá ao tio Tó!! Animal!

_________________________

Espero ter esclarecido muita conversa mal-entendida.
Convido os leitores a acrescentarem palavras e expressões a esta sempre útil lista.
Agora vou voltar para o trabalho.

1 comentário:

mikas disse...

Caro Tó,

Antes de mais, uma palavra de apreço à tua pessoa por teres reanimad o blog. E vivam os criativos.

Seguindo o teu gentil pedido para completarem o novo conceito de dicionário por ti criado, venho acrescentar mais algumas expressões quotidianas que considero importantes estarem presentes na supracitada obra:

1. Está muito calor - 'Tá um bafo do caralho;

2. Aquela rapariga desperta algo em mim - Aquela pêga dá-me uma tusa do caralho

3. Não estou a apreciar o tom com que se está a dirigir a mim - Mas achas que tás p'ra quem, filha da puta?

4. Não acredito! Já não o via há imenso tempo! Como tem passado? - Olhó gajo! Foda-se, já não te via desde que a tua cota te pariu. Qué que tens andado a fazer, paneleiro?

5. Perdoem-me, mas tenho que ir aos lavabos - Pá, já venho. Vou ali soltar um barro